RECEITA

Salada Ceasar com Peito de Frango Grelhado

Salada Ceasar com Peito de Frango Grelhado

A clássica Ceasar, acompanhada da nossa deliciosa Lager e um peito de frango grelhado.

INGREDIENTES

Ingredientes:

Para a salada:

Alface americana

1 gema

1 colher de sopa de mostarda All’ Anciene dijon

1 colher de sopa de suco de limão siciliano

2 filés de anchova em conserva

1 dente de alho ralado

2 colheres de sopa de queijo parmesão ralado na hora

50 ml de azeite de oliva extra virgem

75ml de óleo de girassol, canola ou outro óleo neutro à escolha.

150ml de Cerveja Therezópolis Gold

Sal a gosto

Pimenta do reino moída na hora a gosto

2 fatias de pão de forma congeladas

Para o frango:

Um peito de frango sem osso e com pele (duas bandas de aprox. 300g cada)

1 Litro de água

100g de sal

Pimenta do reino moída na hora

2 ramos de tomilho

2 dentes de alho amassados e com casca

MODO DE PREPARO

Molho Caesar – em uma panela coloque a cerveja e leve ao fogo, até reduzir para 20 ml. Deixe esfriar. Em um pilão coloque a anchova, o alho e uma pitada de sal e macere até virar uma pasta. Em um bowl coloque a gema, a mostarda, a anchova. Até aqui podemos juntar tudo e usar um mixer, também, em vez de pilão e fouet. Misture com a ajuda de um fouet ou de um mixer e comece a derramar o azeite em fio enquanto mexe. Depois continue acrescentando o óleo também em fio. Ao final acrescente o suco do limão, o queijo ralado e a pimenta do reino. Acerte o sal e a acidez com limão, se precisar. Adicione a redução da cerveja e misture. Reserve na geladeira.

Frango – Misture a água com o sal até dissolver completamente. Colocar o filé de peito de frango nessa salmoura (10 minutos pra cada 150g de carne) e deixar descansar na geladeira. Aqueça uma frigideira com banha suína, ou óleo de girassol, canola ou milho, o suficiente pra cobrir o fundo, em fogo médio. Tire o peito de frango da salmoura, seque bem com um papel toalha e coloque na gordura com a pele pra baixo. Coloque o tomilho e os dentes de alho. Quando a pele estiver dourada vire o peito de frango e acrescente uma colher de manteiga. Sele todos os lados. Coloque em uma assadeira e leve ao forno pré-aquecido a 180° C por 15 min.

Croutons – Corte o pão de forma em cubos e na mesma frigideira que fez o frango coloque uma colher de manteiga e quando estiver quente e derretida acrescente os cubos de pão, uma pitada de sal e pimenta do reino, e doure de todos os lados para fazer os croutons.

Montagem:

Em um bowl coloque as folhas de alface lavadas e secas, coloque molho a gosto e misture bem. Coloque a salada no prato, decore com croutons e lascas de parmesão. Deixe o peito de frango descansar por 5 minutos depois de sair do forno, fatie-o e sirva ao lado da salada.

Esta é uma receita exclusivamente feita para Therezópolis por:

Thiago-Gatto-Perfil

Thiago Gatto

Thiago Gatto, 38 anos, Ex participante de masterchef 5ª temporada e Masterchef A Revanche, Major da polícia militar e cozinheiro autodidata, com cursos em várias áreas, hoje se dedica integralmente à gastronomia, na polícia e fora dela. Mesmo com base de formação na culinária francesa, é dono de uma culinária contemporânea com foco em cozinha brasileira e também oriental, buscando explorar uma culinária de fusão, sabores fortes, extremos e instigantes.

Aproveite para deixar seu comentário: