RECEITA

Mousse de chocolate Amargo

Mousse de chocolate Amargo

Harmonizados na Dunkel e servido na compota de morangos.

INGREDIENTES

225g de chocolate amargo

3 claras

3 gemas

1 colher de sopa de manteiga

50g de açúcar

120ml de cerveja Therezópolis Dunkel

200g de morangos

40g de açúcar cristal

Pitada de sal

Pimenta do reino

! colher de sopa de suco de limão siciliano

Flor de sal (opcional, mas faz a diferença)

50ml de licor de cassis (opcional)

50g de mirtilos para finalizar (opcional)

MODO DE PREPARO

Para a compota de morangos:

Em uma panela adicione os morangos sem os cabinhos verdes, lavados e cortados ao meio, o licor de cassis e o açúcar. Coloque uma pitada de sal e de pimenta do reino. Deixe cozinhar e reduzir em fogo baixo até adquirir o ponto de uma compota ainda fluida. Apague o fogo, acrescente o suco de limão e misture. Lembre-se que irá espessar mais quando resfriar. Resfriar e reservar.

 

Para o mousse:

Em uma panela reduza a cerveja até 1 colher de sopa. Resfrie e reserve.

Em um bowl coloque o chocolate picado e a manteiga para derreter em banho maria ou no micro-ondas (se no micro-ondas o bowl não pode ser de metal). Quando derreter deixe esfriar um pouco até ficar morno. Bata as gemas com o açúcar até branquear as gemas (ficarem mais claras e aeradas)misture as gemas com o chocolate derretido. Bata as claras em neve até o ponto de picos moles (quando vc vira o batedor ao contrário e a pontinha que se forma se dobra pra baixo, ainda mole). Incorpore 1 terço da clara de cada vez. Da primeira pode mexer mais vigorosamente. O segundo terço já deve ser incorporado com cuidado, mexendo de baixo pra cima. O último terço ainda com mais cuidado. No final adicione a redução de cerveja.

 

Montagem:

No fundo de uma taça coloque duas colheres de sopa de compota de morango. Coloque a mousse e leve ao freezer por 15 minutos, depois desça para a geladeira e espere por mais umas duas horas. Decore com mirtilos e alguns grãos de flor de sal por cima. É uma explosão de sabores.

Esta é uma receita exclusivamente feita para Therezópolis por:

Thiago-Gatto-Perfil

Thiago Gatto

38 anos, Ex participante de Masterchef 5ª temporada e Masterchef A Revanche, Major da polícia militar e cozinheiro autodidata, com cursos em várias áreas, hoje se dedica integralmente à gastronomia, na polícia e fora dela. Mesmo com base de formação na culinária francesa, é dono de uma culinária contemporânea com foco em cozinha brasileira e também oriental, buscando explorar uma culinária de fusão, sabores fortes, extremos e instigantes.

Aproveite para deixar seu comentário: