RECEITA

Hotdog de Salsicha Caseira e Barbecue de Goiaba

Hotdog de Salsicha Caseira e Barbecue de Goiaba

Delicioso cachorro quente artesanal com molho agridoce barbecue de goiaba.

INGREDIENTES

Para a salsicha:

450g de paleta suína sem pele

60g de cebola picada grosseiramente (marinada)

2 dentes de alho amassados (marinada)

60g de cenoura picada grosseiramente (marinada)

60g de aipo picado grosseiramente (marinada)

40g de alho-poró picado grosseiramente (marinada)

2 ramos de alecrim (marinada)

Páprica doce (marinada)

60g de cebola picadinha

2 dentes de alho ralados

Pimenta rosa

Cominho em grãos.

Óleo de canola/girassol/milho/banha

 

Para o barbecue:

2 goiabas

½ cebola roxa picadinha

1 dente de alho ralado

1 colher de sopa de melado ou açúcar mascavo

2 colheres de sopa de molho inglês

1 colher de sopa de vinagre balsâmico

1 colher de sopa de vinagre de maçã

1 colher sopa de tabasco

1 folha de louro

Pimenta do reino moída na hora a gosto

Sal a gosto

1 colher de chá de fumaça líquida.

1 colher de sopa de extrato de tomate.

1 pitada de cravo em pó

1 pitada de canela

1 colher de sopa de suco de limão siciliano

MODO DE PREPARO

Faça uma marinada com todos os vegetais descritos, 500ml de cerveja Therezópolis Weiss e 15g de sal. Corte a carne em cubos e junte a essa marinada e deixe descansar por 12h na geladeira. Refogue a cebola picadinha, o alho ralado, a pimenta rosa e o cominho em uma frigideira com um pouco de gordura até caramelizar levemente. Reserve e coloque na geladeira. Tire a carne da marinada e coloque em um processador de alimentos com o refogado. Bata até virar uma pasta. Coloque umas duas ou 3 pedras de gelo, alternadamente, pra manter a carne gelada. Tire e leve à geladeira até que esteja bem gelada.

Em uma tábua estenda plástico filme (PVC). Coloque a massa de carne em um saco de confeiteiro com o bico grosso e faça uma tira sobre o filme. Enrole e amarre uma das pontas. Torça a outra ponta até o formato de uma salsicha, então amarre. Se ficar qualquer bolha de ar use uma agulha pra furar no local, mas evite muitos furos. Aqueça uma panela de água e cozinhe as salsichas por uns 15 a 20 minutos. Reserve.

 

Barbecue de goiaba:

Bata as goiabas no processador e passe por uma peneira. Reserve a polpa. Refogue a cebola, o alho, a canela, o cravo e o cominho em uma panela com um pouco de óleo, até caramelizar. Junte o melado, o vinagre balsâmico, vinagre de maçã, o extrato de tomate e a polpa de goiaba. Cozinhe até reduzir quase pela metade. Acerte o sal e se precisar adicione mais melado se for do gosto mais adocicado. Apague o fogo e adicione o suco de limão. Resfrie.

 

Montagem:

Tire as salsichas do plástico e grelhe elas em uma frigideira com óleo. Corte um pão de hot-dog, coloque a salsicha dentro e cubra com barbecue, maionese e salsinha picada se desejar.

 

Esta é uma receita exclusivamente feita para Therezópolis por:

Thiago-Gatto-Perfil

Thiago Gatto

38 anos, Ex participante de masterchef 5ª temporada e Masterchef A Revanche, Major da polícia militar e cozinheiro autodidata, com cursos em várias áreas, hoje se dedica integralmente à gastronomia, na polícia e fora dela. Mesmo com base de formação na culinária francesa, é dono de uma culinária contemporânea com foco em cozinha brasileira e também oriental, buscando explorar uma culinária de fusão, sabores fortes, extremos e instigantes.

Aproveite para deixar seu comentário: