RECEITA

Coxinha de Frango

Coxinha de Frango

Crocante por fora, deliciosa por dentro!

INGREDIENTES

Para o caldo e recheio:

450g de filé de sobrecoxa

1 carcaça de frango (espinhaço e costelas)

100g de cebola

60g de cenoura

50g de aipo

40g de alho poró

3 dentes de alho

3 ramos de tomilho

3 cravos da índia

2 folhas de louro

1L de Cerveja Therezópolis Gold

100g de requeijão, ou a gosto

Coentro

Óleo pra grelhar

 

Para a massa:

2 xícaras de caldo (pode trocar 1 xícara de caldo por leite)

1 e ¾ de xícara de farinha de trigo

50g de manteiga

7g de sal

 

Para empanar:

3 ovos

2 xícaras de farinha panko ou farinha de rosca.

MODO DE PREPARO

Recheio e caldo – tempere as sobrecoxas com sal e pimenta do reino a gosto. Aqueça o óleo em uma panela de pressão. Doure as sobrecoxas e a carcaça. Retire todo o excesso de óleo. Acrescente às sobrecoxas a cebola, a cenoura, o aipo e o alho-poró picados grosseiramente, os dentes de alho, o louro, o tomilho, o cravos e a cerveja. Feche a panela e deixe pegar pressão. Abaixe o fogo e cozinhe por 25 minutos. Peneire o caldo, reserve as sobrecoxas e os vegetais. Descarte o tomilho, o louro e os cravos. Desfie as sobrecoxas ainda quentes. Aqueça uma colher de manteiga em uma frigideira, refogue a sobrecoxa desfiada, acerte o sal e a pimenta do reino e amasse e junte os vegetais cozidos e amassados. Deixe esfriar e misture o requeijão e o coentro.

 

Massa – Aqueça o caldo com a manteiga até ferver. Acerte o sal. Adicione a farinha e mexa bem até soltar da panela. Cozinhe a massa, mexendo, por pelo menos uns 5 minutos. Coloque em um bowl e cubra com um filme ou coloque dentro de um saco pra não deixar ressecar.

 

Montagem – Abra discos de massa. Recheie com o frango e feche em formato de coxinha. Passe no ovo batido e depois na farinha panko. Aqueça óleo suficiente pra cobrir as coxinhas, a 180°C, e frite até estarem douradas. Podem ser congeladas antes de fritar.

Pra acompanhar vc pode bater com um mixer uma xícara de maionese pronta de boa qualidade com 1 dente de alho.

Esta é uma receita exclusivamente feita para Therezópolis por:

Thiago-Gatto-Perfil

Thiago Gatto

Thiago Gatto, 38 anos, Ex participante de masterchef 5ª temporada e Masterchef A Revanche, Major da polícia militar e cozinheiro autodidata, com cursos em várias áreas, hoje se dedica integralmente à gastronomia, na polícia e fora dela. Mesmo com base de formação na culinária francesa, é dono de uma culinária contemporânea com foco em cozinha brasileira e também oriental, buscando explorar uma culinária de fusão, sabores fortes, extremos e instigantes.

Aproveite para deixar seu comentário: