RECEITA

Coxa e sobrecoxa de pato com gastric picante de ameixa e purê de batata barôa

Coxa e sobrecoxa de pato com gastric picante de ameixa e purê de batata barôa

Coxa e sobrecoxa com molho levemente picante e purê de batata baroa. Harmoniza com a Rubine.

INGREDIENTES

Ingredientes:

2 coxas e sobrecoxas de pato

500ml de cerveja Therezópolis

2 ramos de alecrim

1 dente de alho amassado

60g de cenoura em rodelas

60g de cebola picada grosseiramente

15g de sal

2 talos de salsão

Pimenta rosa moída na hora

2 colheres de sopa de açúcar cristal

4 colheres de sopa de vinagre

2 ameixas frescas

1 pimenta dedo de moça sem sementes

350g de batata baroa

90g de manteiga

Sal a gosto

Pimenta-do-reino a gosto.

MODO DE PREPARO

Para o pato:

Faça uma marinada com a cebola, o alho, salsão, alho-poró, cenoura, alecrim, pimenta-rosa, 15g de sal e 500ml de Cerveja Therezópolis Bock e coloque os patos dentro. Deixe descansar por 12h na geladeira.

Tire da marinada, seque as coxas e sobrecoxas e leve-as a uma frigideira aquecida com óleo, para dourar todos os lados. Depois pegue uma assadeira no fundo coloque um fio de óleo e os vegetais da marinada no fundo coloque o pato sobre os vegetais, com a pele pra cima, e complete com o líquido da marinada até antes de cobrir a pele. Cubra com papel alumínio por 40 minutos. Depois disso, tire o alumínio e deixe dourar.

 

Para o purê:

Descasque e corte em rodelas a batata baroa. Coloque em uma panela com água fria e leve ao fogo. Quando estiverem macias, escorra e passe por uma peneira fina imediatamente. Volte a massa para uma panela, acrescente a manteiga e misture bem, acerte o sal e a pimenta e reserve.

 

Para a gastric:

Descasque as ameixas (escolha as mais maduras e de polpa mais escura), tire os caroços, e bata em um liquidificador ou com um mixer até obter um purê da pura fruta. Em uma panela coloque o açúcar e leve ao fogo baixo. Quando ele estiver derretido, parecendo um caramelo não muito escuro, entre com o vinagre e mexa até derreter o açúcar. Acrescente a polpa das ameixas e a pimenta partida ao meio e sem as sementes. Retire a pimenta quando achar que está bom o nível de picância. Entre com 40g de manteiga gelada cortada em cubinhos e agite o tempo todo até incorporar ao molho. Acerte o sal.

Sirva.

Esta é uma receita exclusivamente feita para Therezópolis por:

Thiago-Gatto-Perfil

Thiago Gatto

38 anos, Ex participante de Masterchef 5ª temporada e Masterchef A Revanche, Major da polícia militar e cozinheiro autodidata, com cursos em várias áreas, hoje se dedica integralmente à gastronomia, na polícia e fora dela. Mesmo com base de formação na culinária francesa, é dono de uma culinária contemporânea com foco em cozinha brasileira e também oriental, buscando explorar uma culinária de fusão, sabores fortes, extremos e instigantes.

Aproveite para deixar seu comentário: