RECEITA

Boeuf Bourguignon com Dunkel

Boeuf Bourguignon com Dunkel

O guisado perfeito, marinado na Ébano e cozido a ponto de desmanchar.

INGREDIENTES

Ingredientes:

500g de acém

3 colheres de sopa de farinha de trigo

1L de cerveja Therezópolis Dunkel

70g de cebola picada grosseiramente

60g de salsão picado grosseiramente

60g de cenoura picada grosseiramente

40g de alho poró picado grosseiramente.

2 dentes de alho

2 folhas de louro

3 ramos de tomilho

3 cravos da índia

150g de champignons

12 cebolas-pérola (mini cebolas)

120g de bacon em pedaço

1 colher de sopa de salsinha

30g de sal

Sal a gosto

Pimenta do reino a gosto

MODO DE PREPARO

 

Para a carne:

Faça uma marinada com a cerveja, a cebola, a cenoura, o salsão, o alho-poró, o tomilho, os dentes de alho amassados, louro, tomilho, cravos-da-índia. Corte a carne em cubos grandes, de uns 80g cada, e deixe marinando por 24h na geladeira. Retire da geladeira, tire a carne e seque com papel toalha. Tempere com sal e pimenta do reino e empane na farinha de trigo todos os pedaços. Aqueça uma panela com banha de porco ou óleo de girassol/canola/milho, o suficiente para cobrir o fundo e doure as carnes de todos os lados, junto com 60g de bacon cortado em tiras grossas (lardons) de 1cmx1cmx3,5cm. Quando estiverem todos dourados retire todo o excesso de gordura possível e adicione toda a marinada e seus vegetais. Solte todo o fundo pregado (deglaçar) e deixe cozinhar por umas 3,5h tampado em fogo baixo, até a carne ficar macia. Se puder ir ao forno, asse por este tempo no forno pré-aquecido a 160°C (pode, também, ser feito na panela de pressão, por 30 a 40 minutos. Lembrar de sempre abaixar o fogo da panela de pressão assim que ela atingir a pressão e começar a sair vapor).

Quando a carne estiver macia retire todos os pedaços de carne, peneire o molho e volte a carne e o molho peneirado para a panela e deixe no fogo para reduzir o molho se preciso.

Se precisar engrossar o molho, junte 1 colher de sopa de amido de milho a 50ml de água fria, mexa até dissolver, e vá acrescentando aos poucos de 3 em 3 minutos, até atingir a consistência desejada.

 

Para a guarnição bourguignon:

Descasque as cebolas-pérola, limpe os cogumelos e corte 60g de bacon cortado em tiras grossas (lardons) de 1cmx1cmx3,5cm. Aqueça uma frigideira e frite os bacons e. Não coloque nenhuma gordura. Ele soltará gordura própria. Adicione os champignons para dourarem na gordura do bacon. Quando estiverem dourados retire o bacon e os champignons e reserve. Adicione as cebolas e deixe caramelizar um pouco. Adicione agua quente até a metade da altura das cebolas. Coloque 1 colher de chá de açúcar, uma pitada de sal e 20g de manteiga na água, tampe parcialmente e deixe secar. Vá mexendo de vez em quando. Ao secar a manteiga e o açúcar irão ajudar a caramelizar a cebola que estará cozida. Junte o bacon e o cogumelo e junte tudo ao molho e à carne.

 

Acerte o sal, retire do fogo e sirva com batatas assadas, fritas, rústicas ou apenas com a própria guarnição bourguignon.

Dica do Chef: Melhor ainda de guardar ele de um dia para o outro depois de pronto. Apura ainda mais o sabor.

Esta é uma receita exclusivamente feita para Therezópolis por:

Thiago-Gatto-Perfil

Thiago Gatto

38 anos, Ex participante de Masterchef 5ª temporada e Masterchef A Revanche, Major da polícia militar e cozinheiro autodidata, com cursos em várias áreas, hoje se dedica integralmente à gastronomia, na polícia e fora dela. Mesmo com base de formação na culinária francesa, é dono de uma culinária contemporânea com foco em cozinha brasileira e também oriental, buscando explorar uma culinária de fusão, sabores fortes, extremos e instigantes.

Aproveite para deixar seu comentário: